A Polícia Federal deteve, entre os dias 31/10 e madrugada desta segunda-feira, 4/11, em ações distintas, nove pessoas por tráfico de drogas, uma por injúria e outro por descaminho.
As drogas, cujo volume somou mais de 30 kg, foram apreendidas por policiais federais que fiscalizam passageiros e bagagens com o auxílio do scanner corporal e raio x, junto aos pórticos migratórios e pelas equipes que operam os cães farejadores. Elas foram encontradas em volumes fixados aos corpos dos passageiros, em fundos falsos forjados em malas, na forma de tijolos, inseridas no corpo e ingeridas na forma de cápsulas.
Os destinos dos suspeitos eram a França, Portugal e Catar. Foram presos nas ações, seis brasileiros, um nigeriano, um malasiano e um espanhol.
Em uma ação realizada pela Receita Federal, foram apreendidos medicamentos para diabetes, que possuem uso off label, sem os documentos necessários que autorizassem sua importação. A ANVISA lavrou um Termo de Interdição Sanitária de Bagagem Acompanhada.
Por fim, um homem foi conduzido à delegacia da PF, por ter sido acusado de ofender a tripulação de um voo, após ter sido advertido para que não consumisse bebida alcoólica a bordo.